Produto artesanal gera renda e agrega valor ao negócio
Produzidos com métodos tradicionais, excelência técnica e em pequenas escalas, queijos, vinhos, chocolates, geleias, entre outros itens, estão conquistando o público brasileiro
Senar Play|Do R7

Combinando tradição, inovação, gestão e responsabilidade ambiental, os produtos artesanais se revelam não apenas como tendência, mas como um modelo sustentável e estratégico para o futuro do produtor rural brasileiro.
Queijos, vinhos, chocolates, geleias, entre outros itens produzidos com métodos tradicionais, estão conquistando um público cada vez mais exigente e disposto a investir em alimentos de qualidade e origem garantida. Mais do que apenas alimentos, esses produtos carregam consigo histórias e identidade cultural.
Para os produtores rurais, a fabricação artesanal representa não apenas uma fonte de renda, mas também um diferencial competitivo que agrega valor ao negócio, segundo o assessor técnico do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Vilton Júnior.
“Além da qualidade, esses itens costumam ser produzidos em quantidades limitadas, com excelência, por produtores rurais que possuem o domínio total do processo, aliando o uso de métodos tradicionais e manuais. Contribuindo, assim, para que o produto e mercados ainda maiores e mais exigentes, criando relações comerciais com os diversos elos da sociedade”, explica o técnico do Senar.
Fator fundamental nesse processo, a qualidade da matéria-prima impacta diretamente no resultado final do produto e na sua aceitação junto aos consumidores e revendedores. Seja produzida na própria propriedade ou adquirida de terceiros, ela deve seguir padrões rigorosos: rastreabilidade, boas práticas agropecuárias, controle de qualidade e, sobretudo, alinhamento com os critérios de sustentabilidade exigidos pelo mercado atual.
Vilton Júnior explica que a produção desse tipo de produto tende a ter um processo mais enxuto, autoral e em equilíbrio com o meio ambiente, uma vez que os produtores geralmente compram ou produzem a matéria-prima localmente. “Com essa otimização logística, o transporte de insumos e produtos torna-se mais racional, contribuindo com a redução das emissões de gases de efeito estufa”, afirma.
Confira abaixo alguns cursos sobre o tema:
Comercialização de produtos com valor agregado
Agregação de valor aos produtos rurais
Mercado e comercialização de produtos agrícolas
Atendimento ao cliente para produtores rurais
Marca e posicionamento no agronegócio
Organização e exposição de produtos em eventos
Marketplace para produtores rurais
Apresentação de produtos rurais
Instagram para produtores rurais
Whatsapp business para Produtores rurais