:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Lula diz que Bolsonaro ‘sabe que fez as bobagens de que está sendo acusado’

Lula afirmou que anistia não é prioridade no meio político e que não conversou com os líderes do Congresso sobre o tema

Brasília|Do Estadão Conteúdo

Presidente Lula
Lula criticou Bolsonaro por defender anistia Ricardo Stuckert/PR - 29.3.2025

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar a busca do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por anistia pelos ataques do 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Durante entrevista coletiva à imprensa no Vietnã, ao fim de sua viagem pela Ásia, Lula disse ser impressionante a defesa pedir anistia para Bolsonaro em vez de tentar absolvê-lo. “Ele não está querendo nem se defender porque sabe, no subconsciente dele, que fez todas as bobagens de que está sendo acusado”, afirmou Lula.

Durante o julgamento desta semana no STF (Supremo Tribunal Federal) que tornou réus o ex-presidente e mais sete aliados, a defesa de Bolsonaro argumentou que o ex-presidente não assinou nenhuma minuta de caráter golpista nem teve participação nos atos de 8 de janeiro.

leia mais

No Vietnã, Lula afirmou que a “anistia” não é prioridade no meio político e que não conversou com os líderes do Congresso, Hugo Motta (Republicanos-PB), da Câmara, e Davi Alcolumbre (União-AP), do Senado, sobre o tema.

“Eu acho que anistia não é o tema principal neste instante. Tem muita coisa importante no Congresso Nacional que pretendo discutir. E é isso que quando eu voltar para o Brasil vou conversar com o Hugo e com o Alcolumbre”, disse. “Eu tenho certeza que a anistia não é um tema principal para ninguém, a não ser para quem está se culpabilizando”, acrescentou.


Além de Bolsonaro, são réus no STF por tentativa de golpe:

  • general Walter Braga Netto (ex-ministro da Defesa e Casa Civil);
  • general Augusto Heleno (ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional);
  • deputado Alexandre Ramagem (ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência);
  • almirante Almir Garnier (ex-comandante da Marinha);
  • general Paulo Sérgio Nogueira (ex-ministro da Defesa);
  • tenente-coronel Mauro Cid (ex-ajudante de ordens da Presidência); e
  • Anderson Torres (ex-ministro da Justiça).

Com o recebimento da denúncia, eles aram a responder às acusações da PGR (Procuradoria-Geral da República) na Justiça. Até o início de maio, STF ainda avaliará a abertura de ações penais contra mais 26 pessoas denunciadas pela Procuradoria.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.