Operação desarticula plano de expansão territorial do Comando Vermelho no DF e Entorno
Cerca de 80 policiais das forças de segurança estiveram em endereços da capital federal, em Valparaíso de Goiás e na Papuda
Brasília|Rafaela Soares, do R7, em Brasília

A FICCO/DF (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Distrito Federal) cumpre, nesta terça-feira (20), 29 mandados de busca e apreensão na investigação que visa desarticular um plano de expansão territorial do Comando Vermelho, facção criminosa do Rio de Janeiro, no Distrito Federal e Entorno.
Cerca de 80 policiais das forças de segurança estiveram em endereços da capital federal, em Valparaíso de Goiás (GO), e no Complexo Penitenciário da Papuda.
Veja mais
Segundo informações da PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal), um homem de 34 anos, residente na cidade goiana, foi um dos alvos de mandado de busca e apreensão.
A equipe — composta por 15 policiais e quatro viaturas — se deslocou até o endereço indicado, garantindo a segurança do local durante o cumprimento do mandado. No momento da diligência, duas testemunhas estavam presentes e acompanharam a atuação dos agentes.
Investigação
A ação de hoje é um desdobramento da Operação Fragmentado, deflagrada em agosto do ano ado. Na ocasião, foram cumpridos dois mandados contra um advogado acusado de promover a comunicação entre integrantes da facção — presos ou em liberdade.
As investigações começaram ainda em 2024, quando policiais penais apreenderam diversos fragmentos de bilhetes que, reunidos, indicaram indícios da atuação ilegal de um advogado.
O profissional investigado foi preso e, na segunda fase da operação, outra advogada também foi alvo, devido a indícios de que promovia a comunicação ilícita entre criminosos.
Na ocasião, os investigadores encontraram pistas de uma suposta tentativa de aliança entre um grupo criminoso de atuação nacional e uma facção criminosa local.

“Apurou-se que, de modo dissimulado, uma das facções não tem cumprido os termos do acordo firmado a partir de comunicações entre as lideranças dos grupos criminosos, intermediadas por advogados”, afirmou a PF à época.
FICCO

A FICCO/DF é composta por integrantes da Polícia Federal, SENAPEN (Secretaria Nacional de Políticas Penais), PPDF (Polícia Penal do Distrito Federal), PMDF (Polícia Militar do Distrito Federal) e PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal), para promover a integração e cooperação entre os órgãos de segurança pública. A força-tarefa integra o Plano de Enfrentamento à Criminalidade Violenta, coordenado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, com foco na repressão qualificada às organizações criminosas e na redução da violência.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp.