:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Conheça os elétricos populares que a Volkswagen vai lançar até 2026

ID.2 e ID.1 serão resposta aos chineses e aos concorrentes para voltar às origens da Volkswagen

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

No ado, o primeiro projeto da Volkswagen era um veículo inovador, ágil e racional para que pudesse ser comprado por um trabalhador comum: o Fusca. Anos depois, um carro eficiente e barato, mas também inovador fez sucesso; o Golf, seguido pelo Polo. Agora a Volkswagen prepara uma nova “dupla” de modelos íveis para os novos tempos: o ID.2 e o ID.1.

Modelo pode ser parecido com o elétrico ID.2all
Modelo pode ser parecido com o elétrico ID.2all Der Spiegel/Reprodução

A solução está na racionalidade que vem da China, com projetos mais baratos e mais fáceis de produzir. Embora os novos carros sejam feitos sobre a plataforma MEB, a Volkswagen já está usando os projetos desenvolvidos com os parceiros Xpeng, Jac Motors além da FAW e SAIC que já estão - como sabemos - bem adiantados em eletrificação.

Interior simplificado do ID.2all não deixará ampla tela multimídia de lado
Interior simplificado do ID.2all não deixará ampla tela multimídia de lado

Segundo a própria Volkswagen esses novos projetos chamados de CEA (Chinese Electric Architecture) para reduzir os custos de produção dos veículos em até 40% em comparação aos atuais I.D.

Conceito do ID.Every1 revelado pela VW (Divulgação)

Hoje o modelo mais barato da linha ID é o ID.3, que custa 36 mil euros, quase o preço de um Tesla Model 3. E com a nova plataforma o custo do ID.1 será de 20 mil euros, cerca de R$ 120 mil, enquanto o ID.2 custará no máximo 25 mil euros.


ID.3 tem produção suspensa
ID.3 tem produção concentrada em Wolfsburg

Assim a marca poderá enfrentar modelos elétricos mais íveis como os chineses BYD Dolphin (29 mil euros) GWM Ora 03 (26 mil euros) e também Citroën eC3 e Renault 5, vendidos a partir de 20 mil euros.

Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg: crise após transição
Fábrica da Volkswagen em Wolfsburg: crise após transição

Não é surpresa para ninguém que a Volkswagen está enfrentando dificuldades para emplacar seus elétricos. Embora tenha comercializado 1,3 milhão de unidades na Europa, seu maior mercado, a Volkswagen caiu 8,3% na China e nos Estados Unidos.


Novo modelo, que pode ser chamado de ID.1, deve ser posicionado abaixo do ID.2all
Novo modelo, que pode ser chamado de ID.1, deve ser posicionado abaixo do ID.2all

E os elétricos recém-lançados pela marca não vendem o esperado. A família ID, por exemplo, emplacou pouco mais de 50 mil unidades no ano ado, enquanto o Golf vendeu mais de 200 mil unidades. A resposta será mesmo a linha de carros populares elétricos.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.