Gripe ou algo mais sério? Saiba quais sintomas acendem o alerta para procurar atendimento hospitalar
Relatório da Fiocruz aponta um aumento nos casos de síndrome respiratória aguda grave, causada pelo vírus influenza A
Jornal da Record News|Do R7
“Não tem como diferenciar, a princípio, qual o tipo de vírus que está comprometendo, seja criança ou adulto, apenas pelos sintomas, porque eles são muito parecidos: febre, dor de cabeça, tosse, falta de ar”, afirma Mauro Gomes, professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, ao comentar o aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave.
Segundo o último boletim InfoGripe, da Fiocruz, 13 estados brasileiros e o Distrito Federal estão em situação de alto risco para o crescimento de infecções causadas pela influenza A. Também há pacientes com complicações provocadas por vírus como o sincicial respiratório, rinovírus, coronavírus e influenza B.
Em entrevista ao Jornal da Record News de terça-feira (29), Gomes explica que é preciso observar se os sinais gripais persistem por muitos dias, já que eles "podem indicar uma gravidade maior". Respiração ofegante, aceleração dos batimentos cardíacos, sintomas de desidratação — como boca e olhos secos —, períodos de confusão mental, sonolência excessiva e dificuldade de concentração são indícios de que a pessoa deve procurar um pronto-socorro.
Últimas