Lula reforça pedido de fortalecimento da ONU e Brasil como membro permanente
Declarações do presidente foram feitas em coletiva de imprensa em Moscou, na Rússia, onde participou de reunião bilateral com Putin
Brasília|Luiz Fara Monteiro, da RECORD, em Moscou, e Edis Henrique Peres, do R7, em Brasília

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a defender o fortalecimento da ONU (Organização das Nações Unidas) e a participação do Brasil como membro permanente do Conselho de Segurança.
As declarações foram dadas neste sábado (10), durante coletiva de imprensa em Moscou, na Rússia, onde o presidente está desde a última quarta-feira (7).
“O Brasil continua defendendo o fortalecimento da ONU e a renovação do Conselho de Segurança, com a entrada de novos países. É por isso que o Brasil quer participar como membro permanente", descreveu.
O petista também citou outros países, com Índia, Alemanha e Japão. “Vários países africanos devem estar presentes, assim como outros países latino-americanos”, afirmou Lula, ao comentar os conflitos entre Rússia e Ucrânia, e entre Israel e Hamas.
Leia mais
O presidente citou, por exemplo, que a ONU teve força, em 1948, para criar o Estado de Israel, mas hoje “não tem força sequer para manter a paz no território onde vivem os palestinos”.
A reivindicação do Brasil por uma cadeira permanente no Conselho de Segurança é antiga. Atualmente, o privilégio é a somente cinco países-membros.
O Conselho de Segurança da ONU é composto por 15 membros — cinco permanentes e dez rotativos. Os membros rotativos são eleitos pela Assembleia-Geral para mandatos de dois anos, vedada a reeleição imediata.
Embora tenham como principal função contribuir para a manutenção da paz e da segurança internacionais, esses países não possuem poder de veto nas decisões do conselho. Ocupando um assento permanente, no entanto, um país alcança maior prestígio e relevância geopolítica.
Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp