:root { --editorial-color: #556373; } body { writing-mode: horizontal-tb; font-family: var(--font-family-primary, sans-serif), sans-serif; }
Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

‘Não existe conflito’, diz Ibaneis sobre Juracy Cavalcante estar à frente da Secretaria de Saúde

Ministério Público de Contas do DF apresentou pedido para que secretário seja afastado imediatamente por conflito de interesses

Brasília|Do R7

Juracy Lacerda Cavalcante assumiu a SES em fevereiro deste ano Jonathan Cantarelle/Agência Brasília - Arquivo

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), se manifestou nesta segunda-feira (19) sobre o pedido do Ministério Público de Contas do DF para que o secretário de Saúde, Juracy Lacerda Cavalcante, seja afastado imediatamente por conflito de interesses. Segundo Ibaneis, “não existe qualquer conflito”.

LEIA TAMBÉM

O pedido foi assinado pela procuradora Cláudia Fernanda de Oliveira Pereira em 6 de maio. Segundo o documento, a nomeação de Cavalcante para liderar a pasta da saúde seria irregular, já que anteriormente ele era diretor-presidente do Iges (Instituto de Gestão e Saúde).

Cavalcante foi nomeado como secretário de Saúde do DF em fevereiro deste ano, depois que Lucilene Florêncio pediu exoneração do cargo.

“É inequívoca a configuração do conflito de interesses, uma vez que a receita do IgesDF advém de rees efetuados pelo próprio DF”, destacou a procuradora.


“O atual secretário de Saúde, nessa condição, além de exercer controle direto sobre atos que ele próprio praticou enquanto gestor do IgesDF, continua a exercer poder elevado sobre a gestão e a istração do Instituto, que presidiu, agora, exercendo a função de Presidente do Conselho de istração”, completou.

O pedido é para que o secretário seja afastado até que o caso seja julgado. A representação partiu de uma denúncia feita por uma entidade à ouvidoria do ministério.


Segundo o TCDF (Tribunal de Contas do DF), o pedido está em análise pelo corpo técnico da corte sobre a issibilidade da denúncia. “Ou seja, se ela cumpre os requisitos formais necessários para ser conhecida e ter o mérito analisado. Concluída essa análise, será sorteado um relator para elaboração do relatório/voto sobre a matéria”, explicou o tribunal.

A Secretaria de Saúde afirma que a Secretaria Adjunta de Governança foi acionada por Cavalcante para “esclarecer e resolver eventuais questionamentos relacionados à sua atuação na presidência do Conselho de istração do IgesDF, com o intuito de garantir total transparência e afastar quaisquer alegações de eventual conflito de interesses”.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.