Rússia tem interesse de encerrar o conflito com a Ucrânia, diz especialista
Putin anunciou criação de zona-tampão desmilitarizada; Paulo Velasco comenta desejo russo de preservar atual status quo na guerra
Conexão Record News|Do R7
O presidente russo Vladimir Putin anunciou, na quinta-feira (22), a criação de “zona-tampão”, uma área desmilitarizada na fronteira com a Ucrânia. Essa será a primeira área de segurança da região desde o começo do conflito, há mais de três anos. O governo de Kiev ainda não se manifestou sobre o anúncio de Moscou.
As zonas-tampão costumam ser controladas por tropas da ONU, para garantir que não haja ataques dos países envolvidos na guerra. Para Paulo Velasco, professor de política internacional, ainda é cedo para saber se o projeto será viabilizado. “O interesse russo é muito claramente encerrar o conflito, na medida em que tem levado vantagem grande”, diz em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (23).
Segundo Velasco, seria importante para a Rússia “terminar a guerra agora para conseguir manter um pouco o status quo atual, que lhe é muito favorável”. O especialista ainda comenta o temor russo de que uma trégua temporária sirva apenas para a Ucrânia se rearmar.
Últimas